terça-feira, 20 de março de 2012

Ética na Publicidade

  É fato que a ética está ligada diretamente a atividade do ser humano, ou seja, os valores e regras que a sociedade de certa forma impõe para um melhor convívio entre os indivíduos. Pois o ser humano necessita de moral e ética para um melhor convívio em grupo enquanto ser social. 
no caso da Publicidade e Propaganda também existe um código de ética, pois já que estes profissionais são seres "responsáveis por criar a opinião pública favorável a um determinado produto, serviço, instituição ou idéia objetivo de orientar o comportamento humano das massas num determinado sentido" (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE, 207, p.1). CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DA PROPAGANDA E A AUSÊNCIA DE ÉTICA NA PUBLICIDADE O código de ética para os profissionais da propaganda existe!  
II "O profissional da propaganda, cônscio do poder que a aplicação de sua técnica lhe põe nas mãos, compromete-se a não utilizá-la senão em campanhas que visem ao maior consumo dos bons serviços, ao progresso das boas instituições e à difusão de idéias sadias." Art. III "O profissional da propaganda, para atingir aqueles fins, jamais induzirá o povo ao erro; jamais lançará mão da inverdade; jamais disseminará a desonestidade e o vício." Estes artigos quase não são seguidos pelos publicitários ou propagandistas, pois estes têm como objetivo atender o desejo dos seus clientes e propagar o consumo incessante e muitas vezes impensável, ou seja, o incentivo ao consumismo. Muitas vezes são publicados anúncios e propagandas de produtos ofensivos a saúde e ao bem-estar do consumidor, como por exemplo, produtos de emagrecimento instantâneo, produtos ofensivos a saúde como bebidas alcoólicas, cigarros etc. Vale lembrar tambem as propagandas rascistas que ja circularam pelos canais de comunicação.
Veja aqui algumas propagandas.

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