sábado, 17 de março de 2012

Publicitários nao sabem usar Facebook ?!

Por que os publicitários não sabem usar o Facebook?
descurtirA vontade de estar presente em todas as novidades da Internet acabou por fazer muita gente boa do mercado publicitário -- agências e produtoras -- meter os pés pelas mãos no Facebook e no Twitter, criando perfis praticamente inativos e que não dão o retorno que esperavam.
Para complicar ainda mais, criaram páginas pessoais para suas empresas -- como se elas fossem pessoas -- e adicionam amigos, desconsiderando a ferramenta das "fanpages" ou "páginas", em Português, que o Facebook disponibiliza para as pessoas jurídicas.
Especialista em sistemas de otimização de sites, o diretor da MOBster, João Vargas, acredita que a raiz do problema é os próprios usuários de Internet normalmente acharem que cada nova plataforma que entra na moda vai substituir as anteriores. "Daí deixarem de dar atenção a seus sites para criar um perfil no Facebook ou no Twitter, que depois não conseguem atualizar", diz ele. Vargas defende a ideia de que a presença no Facebook e no Twitter deve servir para potencializar o site que a empresa tem, não substituí-lo. - O certo é usar a força de cada plataforma para obter o que ela pode fazer melhor. E o Facebook pode ser uma ótima ferramenta para atuar junto ao site da agência ou da produtora - defendeu o diretor da MOBster.
Ludwig Goulart, da Microwave e da Repense, como especialista em tecnologia criativa, aponta o equívoco de as empresas pensarem em usar as redes sociais apenas para se vender, falando somente de si próprias.
- Isso não funciona nas redes sociais. No Facebook e no Twitter, as pessoas estão mais interessadas em ver coisas variadas e não propaganda disfarçada - alertou o diretor da Microwave.
Para ele, a fanpage tem que ser "como um hotsite da empresa dentro do Facebook", gerando conteúdo -- por exemplo, sobre a área de atividade da empresa através do mundo -- pelo qual as pessoas se interessem.
Tanto Vargas como Ludwig concordam que agências e produtoras, como são empresas, deveriam criar suas fanpages e não páginas pessoais. O problema é que mesmo os publicitários não sabem direito como fazer isso.
- Até entendo que as redes sociais são criadas para que as próprias pessoas possam colocar em funcionamento, mas empresas precisam perceber que um especialista da área vai poder configurar a página de forma mais eficiente para otimizar a sua utilização e sua integração com a comunicação da empresa -
Por João Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário